quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dicas para brincar um Carnaval seguro e sem surpresas desagradáveis



Evite o excesso de bebida alcoólica;
Não dirija após ingerir bebida alcoólica. É crime tipificado em Lei;
Se for usar transporte coletivo, não durma no ponto para não ser roubado;
Caso tenha porte de arma, não vá a locais de concentração de foliões, para não se expor a riscos;
Evite usar jóias, objetos de valor ou grande quantidade de dinheiro;
Evite brigas e confusões;
Não use e nem transporte drogas;
Mantenha a calma no trânsito;
Estacione seu veículo em locais iluminados e movimentados;
Procure usar proteção adicional como trava de segurança e alarme;
Cuidado nos cruzamentos durante a noite;
Respeite o limite de velocidade;
Muita atenção à sinalização de trânsito;
Antes de sair de casa deixe os registros de gás bem fechados;
Não deixe equipamento elétrico ligado, nem brasas em fogões e cinzeiros, ou velas acesas;
Verifique se todas as portas e janelas estão trancadas;
Nos pólos de carnaval, troque sua garrafa de vidro por garrafa plástica, evitando transformá-la numa arma;
Evite transportar instrumentos metálicos, tais como guarda-chuva (Exceto se estiver chovendo e não possuir ponta);
Não porte materiais que possam ser utilizados como instrumentos de agressão (taquara, pedaços de madeira, bastões de ferro, soqueiras...);
Jamais se desloque portando arma de fogo e arma branca, como facas, estiletes, canivetes;
A Polícia Militar da Cidade de Escada estará trabalhando diuturnamente durante todo Carnaval para promover a segurança do folião.


“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”

Máquina caça níquel é apreendida na Cidade de Escada


Na manhã de terça feira (25 fev), Policiais Militares da Cidade de Escada, Soldados Lima Filho e Leite, com apoio do serviço reservado do 21º BPM, identificaram que na Rua Geroncio Falcão, no bairro de Jaguaribe, havia um bar que estava explorando máquina caça níquel. De imediato, os Policiais Militares prenderam o proprietário e apreenderam o equipamento.

Explorar máquina caça níquel é crime tipificado em Lei. Aquele que incidir em tal conduta será preso e terá o equipamento apreendido.

A Policia Militar de Escada solicita que as denúncias sobre máquinas caça níquel sejam encaminhadas através do blog: pmdacidadeescada.blogspot.com.br. Não haverá necessidade de identificação.


“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Definido Termo de Ajustamento de Conduta do Carnaval de Escada 2014 é


Na segunda feira (26 Fev), ocorreu uma reunião na Sede da 3ª Companhia de Polícia Militar da Cidade de Escada, que definiu o Termo de Ajustamento de Conduta para a realização do Carnaval 2014 naquele Município.

O TAC tem por objetivo delinear os procedimentos operacionais e administrativos concernentes aos órgãos envolvidos no evento. Assinaram o Ajustamento de Conduta, o Promotor de Justiça da Cidade de Escada, o Comandante do 21º BPM, a representante da Prefeitura Municipal de Escada, o Comandante da 3ª Companhia do 21º BPM. Ficou estabelecido, dentre outros itens que compõem o documento, as seguintes determinações:

- Instalação de banheiros químicos;
- Bloqueio das ruas de acesso aos polos de animação;
- Cadastramento de barraqueiros e padronização das barracas;
- Instalação de Posto de Comando de Policiamento;
- Fornecimento de ambulâncias e carro guincho;
- Circulação de trios elétricos e carros de som até às 23:00 horas;
- Finalização dos eventos às 02:00 horas;
- Proibição de veiculação de músicas de cunho pejorativo e de incitação a violência e ao crime;
- Estabelecimento de medidas punitivas nos casos de descumprimento do Termo de Ajustamento.




domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sapão foi preso, ou melhor, foi apreendido pela Polícia Militar


Sapão, autor dos últimos homicídios ocorridos na Cidade de Escada, incluindo o que envolveu o jovem José Guilherme, foi apreendido nesse sábado (22), por volta das 18:00 horas, no bairro do Alto da Vitória, conhecido como morro da Jurema, naquela Cidade.

Na ocasião da apreensão, o acusado portava arma de fogo, maconha e dinheiro procedente da venda de drogas. Soldado Wendson, integrantes do GATI e do serviço reservado do 21º BPM foram os autores da prisão.

A Polícia Militar estava no encalço desse indivíduo, uma vez tratar-se de um meliante de grande periculosidade, com vários homicídios na Cidade de Escada, inclusive, em outros Municípios, a exemplo de Ribeirão.


Sapão havia trocado tiros com Policiais Militares da Cidade de Escada no mês de Janeiro deste ano, em duas ocasiões, quando, na oportunidade, alguns comparsas foram presos.



Matava as pessoas para acertar dívidas com drogas ou exclusividade de área territorial para a venda do entorpecente.

Por ser menor de idade, 17 anos e por amparo da Legislação, tinha a facilidade de permanecer em liberdade.

Encontra-se internado, aguardando decisão da Justiça.

O que a Polícia Militar poderia fazer, fez. Resta agora apelar para que esse criminoso passe algum tempo internado, afastado do seio da sociedade.


“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Sapão foi preso pela Policia Militar





Polícia Militar da Cidade de Escada, juntamente com o GATI, acaba de prender o indivíduo conhecido por Sapão, menor de 17 anos, terror da localidade de Firmeza, que praticou os dois últimos homicídios na Cidade, incluindo o de José Guilherme, motivados por desentendimentos envolvendo o tráfico de drogas no Município. 

Na ocasião da prisão ele estava portando uma arma de fogo e drogas. Posteriormente iremos incluir a matéria.



Assaltantes conseguem se evadir de cerco policial na Cidade de Primavera


Na Tarde da sexta feira (21), Policiais Militares da Cidade de Primavera (Cabo Orlando e os Soldados J. Silva e Rildo), perseguiram quatro assaltantes que tentavam realizar investidas criminosas na rodovia que dá acesso a entrada daquela Cidade.


Ao perceberem a presença dos Policiais, os criminosos seguiram em duas motos na direção do canavial, conseguindo se evadir do cerco policial, no entanto, as motocicletas foram deixadas no local, presumindo-se que os meliantes iriam buscá-las posteriormente.

Após verificar o cadastro das motos, constatou-se que eram veículos regulares (quentes) e que os bandidos, na ocasião da investida, tentaram esconder a identificação, colocando lama nas placas, para não serem identificados. 



Logo em seguida ao recolhimento das motos, entrou no sistema do DETRAN a denúncia de roubo. É um caso a se investigar, pois é o típico artifício para ludibriar a Polícia.

Estamos firmes e fortes na proteção e defesa da sociedade.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Indivíduo é autuado em flagrante por porte ilegal de arma na Cidade de Escada


Por volta das 11:30 horas desta quinta feira (20), Policiais Militares da Cidade de Escada (Sargento Damásio, Soldados Luiz Alves, Ferreira Silva e Erivanaldo), ao realizarem patrulhamento próximo a BR 101, posto Cotegy, abordaram um indivíduo suspeito, de nome Antonio Manoel da Silva, e constataram que o mesmo portava uma arma de fogo, revólver taurus, calibre .38 especial, com seis munições intactas.

Os Policiais Militares deram voz de prisão ao meliante, que diante da investida da Polícia, não esboçou nenhuma reação, sendo autuado em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.

 “Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”


Mais uma motocicleta roubada é recuperada por Policiais Militares da Cidade de Escada


Por volta das 10:30 horas desta quinta feira (20), Policiais Militares da Cidade de Escada (Sargento Damásio, Soldados Luiz Alves, Ferreira Silva e Erivanaldo), receberam denúncias que estava ocorrendo desmanche de moto roubada no engenho Caçupim, próximo a usina barão, naquela Cidade.

Chegando ao referido engenho, os Policiais constataram a veracidade da informação, avistando dois indivíduos numa moto, que ao perceberem a presença da Polícia empreenderam fuga pelo canavial, deixando o produto do roubo, moto honda 125, que havia sido roubada na última segunda feira.

É mais uma motocicleta recuperada pela Policia Militar da Cidade de Escada. Parabéns a esses grandes policiais.


“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”

Mulheres que estavam praticando Crime de Perturbação do Sossego são detidas ao resistirem à ação da Polícia Militar de Escada


Por volta da 23:50 horas da quarta feira (19), Policiais Militares da Cidade de Escada receberam a denúncia que havia perturbação do sossego na localidade do trevo que dá acesso ao riacho do navio, no início da Avenida Zenóbio Lins, naquela Cidade.


Chegando ao local especificado, os referidos policiais constataram a prática do Crime de Perturbação do Sossego alheio, cujo som estava sendo propagado de uma radiola de ficha que estava no interior do bar do trevo do riacho. 



De imediato, o equipamento foi recolhido e a proprietária do bar, que também descumpria a Lei Municipal da Cidade, a qual determina o fechamento de bares e similares às 23:00 horas nos dias de domingo a quinta feira, resistiu e desacatou o policiamento, sendo conduzida a Delegacia de Polícia para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

A PM de Escada alerta aqueles que queiram descumprir a Lei Municipal e incorrer no crime de Perturbação do sossego, que serão tratados conforme determina a Legislação, independente de cor, sexo, poder aquisitivo...


“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da socieade”

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Foragido da Justiça de Pernambuco é capturado pela Polícia Militar da Cidade de Escada


Na madrugada desta terça feira, 18 Fev 14, por volta das 02:30 horas, Policiais Militares da Cidade de Escada (Soldados Lima Filho, Leite, Meiber e David), quando realizavam patrulhamento na localidade de Firmeza, próximo a igreja, naquela Cidade, suspeitaram de um indivíduo, que ao perceber a presença dos Policiais empreendeu fuga e se homiziou numa residência.


De imediato, os agentes da lei fizeram o cerco e conseguiram prender o indivíduo, que no primeiro momento se identificou como Eduardo Souza, contudo, tratava-se de Leandro Augusto da Conceição, de 22 anos, elemento de grande periculosidade, foragido da Justiça do Estado de Pernambuco, acusado de homicídio qualificado e roubo na Cidade de Ribeirão, e tentativa de homicídio e tráfico de drogas no Município de Escada.

No mês de Janeiro deste ano havia trocado tiros com a Policia Militar de Escada, numa operação em que foram presos seus comparsas.

É mais um bandido perigoso que sai de circulação. É a Policia Militar de Escada firme e forte no combate a violência.

“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade” 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Motocicleta roubada é recuperada pela Polícia Militar da Cidade de Escada


Policiais Militares da Cidade de Escada (Sargento Domingos, Cabo Geraldo e Soldado Gonçalves), na manhã da terça feira (11 Fev), receberam informações que elementos suspeitos se encontravam numa motocicleta, transitando próximo ao Engenho Martelo, naquela Cidade.

Ao receberem a denúncia, os referidos Policiais realizaram diligências naquele engenho, localizando os indivíduos que conseguiram fugir a pé quando da aproximação da Polícia.

A motocicleta recuperada, marca Honda, 150 cilindradas, havia sido tomada de assalto no último dia 10, no Município de Ipojuca.

Os PM levaram a motocicleta a Delegacia de Polícia local e em seguida entregaram ao proprietário, que elogiou o trabalho dos policiais do Município de Escada.


“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”

Polícia Militar prende criminosos que praticaram assalto na Cidade de Primavera


Na noite da quarta feira (12 Fev), por volta das 22:30 horas, Policiais Militares da Cidade de Primavera (Cabo Roberto e Cabo Neto), vinculados a Companhia de Polícia do Município de Escada, receberam ligações telefônicas que informavam que estava acontecendo um assalto em um bar próximo a Usina União, em Primavera.


Após a denúncia, os Policiais Militares entraram em contato com a vítima, que relatou que estava chegando na residência com seu veículo, quando avistou quatro elementos, que logo anunciaram o assalto.


Os criminosos pediram a chave do carro e disseram que se ele não entregasse iria morrer, mas a vitima conseguiu fugir. Os acusados, não conformados, assaltaram a casa onde se encontrava a esposa da vitima, roubando um celular, um perfume, uma maquina fotográfica digital e em seguida se evadiram do local.

De imediato, os Cabos Neto e Roberto realizaram diligencias durante toda a madrugada, prendendo os envolvidos no assalto por volta das 05:00 horas da quinta feira (13 Fev).


Os citados Militares encaminharam os criminosos a Delegacia de Polícia de Primavera, para fins de lavratura do competente flagrante delito por roubo.

Com os acusados foram recuperados os produtos do roubo e ainda um revólver calibre .38 com 6 munições intactas e três celulares que pertenciam aos criminosos.

Sabe-se que eles são da cidade de Vicência-PE e estavam na região praticando assaltos.

Na ocorrência foram presos quatro maiores e um menor foi apreendido, sendo eles: Robson Roberto da Silva, 19 anos, Wilson Carlos Ferreira, 18 anos, Gleison Vieira Rodrigues, 20 anos, Valdeci José de França, 47 anos e ainda, um menor de idade.

Reunião na Câmara de Vereadores da Cidade de Primavera


Na manhã da terça feira (11 Fev), ocorreu uma reunião na Cidade de Primavera. 

Na ocasião, encontravam-se presentes a Prefeita da Cidade, o Presidente da Câmara de Vereadores, Secretários do Governo do Município, o Pároco da Cidade, Vereadores, Empresários, Oficiais Comandante e Subcomandante do 21º BPM, Oficial Comandante da 3ª Companhia de Escada, Delegado da Cidade de Primavera, Delegado regional e sociedade local.

A reunião aconteceu com o objetivo de avaliar as medidas implementadas pela Polícia na Cidade de Primavera, durante os meses de janeiro e fevereiro.

Houve muitos elogios ao empenho da Polícia Militar na Cidade. Sociedade e autoridades locais elogiaram unanimemente o trabalho desenvolvido pela PM.

O Comandante do 21º BPM, Ten Cel Lindjonhson, sugeriu, como forma de melhoria, que o Município criasse sua Guarda Municipal e o grupo de agentes de trânsito. Relatou a necessidade de vídeo monitoramento e iluminação pública adequada do Município. Solicitou, também, que as Secretarias da Prefeitura atuassem de maneira expressiva, criando condições para o bem estar social das pessoas.

“É importante que a saúde e a educação estejam presentes no Município. A realização de um trabalho forte nessas áreas fará com que a Polícia seja apenas mais um braço do estado para atuar nas crises”, disse o Comandante.

O Comandante, também, aproveitou para lançar a “Operação Cinturão”, que terá a finalidade de fechar o perímetro urbano do distrito de Frexeiras e das Cidades de Primavera e Amaraji. 

Polícia Militar da Cidade de Escada utilizará o etilômetro (bafômetro)


Policiais Militares da Cidade de Escada estão qualificados e habilitados para utilizarem o aparelho conhecido como etilômetro.

Serão realizadas blitz policiais, que compreenderão os Municípios de Escada, Primavera e Amaraji.

Sabe-se que nas semanas que antecedem o carnaval as pessoas costumam beber desenfreadamente e dirigir seus veículos, incorrendo no crime de embriaguez ao volante.

A Polícia Militar alerta que serão realizados testes para verificar a sobriedade do condutor do veículo.

O etilômetro (bafômetro) é um grande instrumento de auxilio ao combate aos crimes de trânsito. O álcool, na maioria dos acidentes, está inserido no contexto do sinistro.


“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”

Condutor de veículo é preso na Operação Lei Seca, na Cidade de Escada


No sábado à noite (08 Fev), o auxiliar de produção Klebson Tadeu Silva Rodrigues, 34 anos, residente na Cidade de Escada, foi detido e atuado em flagrante no plantão da delegacia de Vitória de Santo Antão, por dirigir embriagado.

Klebson conduzia um veiculo Palio, no centro daquela Cidade, quando foi abordado pela Operação Lei Seca.


Ao realizar o teste, o resultado apresentado no bafômetro deu positivo, ou seja, 0,40 mg/l, acima do permitido. Após o pagamento da fiança o motorista foi liberado.

Adolescente realiza furtos na Cidade de Escada de forma contumaz para financiar o vicio no crack


Na manhã do dia 05 Fev (quarta feira), um adolescente de 14 anos de idade dirigiu-se a uma residência, localizada no bairro da “pracinha”, chamou a senhora que morava na casa e pediu água.
A mulher, muito solicita e querendo ajudar, foi buscar a água, momento em que o menor entrou na sala e furtou o aparelho celular.
Após efetuar o furto, o adolescente repassou o aparelho ao indivíduo de nome Jefferson, conhecido por “veinho”, de 18 anos de idade.
De imediato, os Policiais Militares da Cidade de Escada realizaram diligências e prenderam “veinho” em flagrante delito, por crime de receptação.
Acontece que mais uma vez, na segunda feira (10 Fev), o menor envolvido no furto foi apreendido por policiais militares, por haver furtado uma sandália num supermercado do Centro da Cidade de Escala. O gerente na quis representar e o menor foi liberado.
O menor informou que realiza furtos de forma contumaz para comprar pedras de crack.
Nas ocorrências elencadas, vê-se um ciclo vicioso que precisa ser quebrado com a participação das pessoas.
Fica a lição de se ter muito cuidado ao oferecer ajuda a estranhos e a necessidade da vítima representar contra o autor do roubo ou furto. Se não procedermos dessa forma, estaremos alimentando o crime.


“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade” 

Indivíduo é mais uma vez preso pela Policia Militar


Lembram de Jadson José, vulgo “Dado” (foto acima)? Aquele indivíduo que foi preso por policiais militares na cidade de Escada, no dia 04 Fev (terça feira), por receptação de moto roubada. Na ocasião, após sua prisão, foi logo posto em liberdade por haver pago a fiança estipulada na Delegacia. 


Ocorre que dois dias depois, 06 Fev (quinta feira), “dado” foi novamente preso por policiais militares. Desta vez, na Cidade de Amaraji, numa praça localizada na Vila Nossa Senhora de Fátima (Alto da Foice), na entrada daquele Município, sob a acusação de tráfico de drogas.


É a Polícia Militar trabalhando forte em defesa e proteção da sociedade. A labuta é diária e diuturna. 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Homem é preso por agredir a companheira


Policiais Militares da Cidade de Amaraji (Cabo Ronaldo e os soldados Sérgio e Edilson), vinculados a 3ª Companhia do Município de Escada, na noite da terça feira (04 Fev), receberam denúncias que no Bairro Alice Batista, próximo a torre da Tim, um homem estava agredindo a companheira.


Após receber a denúncia, os policiais localizaram a casa do acusado, que tratava-se de  Elias Carlos da Silva, 23 anos, que na ocasião estava agredindo a companheira R.M.A, de 17 anos.


Mesmo com a chegada dos policiais, o acusado não hesitou e com agressividade, espancou e ameaçou a companheira na frente do efetivo que, sem titubear, prendeu e encaminhou o acusado a Delegacia de Plantão de Gravatá, onde foi autuado em flagrante por ameaça, enquadrado na Lei Maria da Penha, sendo conduzido ao Presídio de Vitória de Santo Antão.

Mais uma motocicleta roubada recuperada pela PM da Cidade de Escada


Policiais Militares da Cidade de Escada (Soldados Elias Fernandes e Nilo), na tarde do dia 04 Fev 14 – terça feira, quando realizavam patrulhamento no centro daquele Município, suspeitaram de dois indivíduos que se deslocavam numa moto Honda, modelo Bros 2012, cor vermelha.


De imediato, os policiais abordaram os suspeitos, constatando que a motocicleta havia sido roubada meses antes. O condutor do veículo, de nome Jadson José dos Santos, 26 anos, conhecido como “Dado”, foi conduzido a Delegacia de Policia e lá, autuado em flagrante delito pelo crime de receptação.

É mais uma motocicleta recuperada pela PM da Cidade de Escada.

“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ativado Policiamento Ostensivo da PM no Distrito de Frexeiras


No dia 01 Fev 14 (sábado) foi ativado o Policiamento Ostensivo permanente no distrito de Frexeiras, executado pela Polícia Militar da Cidade de Escada.

Uma Guarnição tática fará o patrulhamento diário na área urbana e rural do distrito.

Haverá um posto de apoio, com local para detenção provisória e telefone celular para contato direto da população com os policiais de serviço.

Conforme pode se ver na foto, no último domingo (02 Fev), a Polícia Militar, cumprindo o que determina a Lei Municipal da Cidade de Escada, fechou todos os estabelecimentos comerciais no horário das 23:00 horas.

A PM alerta que irá intensificar blitz no local, com a utilização de etilômetro para deter as pessoas que insistem em incorrer no crime de embriaguez ao volante.


“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”

Homicida é preso na Cidade de Amaraji


Policiais Militares da Cidade de Amaraji, vinculados a 3ª Companhia do Município de Escada (Soldados Luís, Sérgio e André Gustavo), na manhã desta segunda feira (03 Fev), prenderam Edvaldo José da Silva, conhecido como Val, 31 anos de idade, acusado de vários homicídios, que foram confirmados por ele na Delegacia.

O acusado era considerado foragido da justiça, onde os Policiais militares estavam no encalço para capturá-lo, tendo sido preso quando se encontrava dentro de um veículo Sprinter, na Cidade de Primavera, que seguia em direção a Cidade de Recife.

Contra o criminoso existia um mandando de prisão expedido pelo Juiz da Comarca de Amaraji.

Sabe-se que ele já passou três anos e seis meses encarcerado, acusado de homicídio praticado na cidade de Pombos.


domingo, 2 de fevereiro de 2014

Homem é preso após tentar matar a companheira no distrito de Massauassu, na Cidade de Escada


No dia de ontem (01 Fev 14 - sábado), no distrito de Massauassu, localizado na Cidade de Escada, Policiais Militares daquele Município (Soldados Leite e Lima), prenderam em flagrante delito o Sr. Mariano Manoel Soares.

Na ocasião, o acusado, após travar discussão com a companheira, Srª Maria José Soares, desferiu um golpe de facão na altura do rosto da mesma, que na tentativa de se defender, teve um ferimento grave (corte profundo) na mão esquerda.  



A vítima foi encaminhada ao Hospital, tendo sido realizada uma intervenção com sutura de dez pontos na mão, mas felizmente passa bem.

O indivíduo foi autuado por tentativa de homicídio, enquadrado na Lei Maria da Penha e encaminhado à Cadeia Pública da Cidade de Escada.

Há informações na comunidade que o acusado quando ingere bebida alcoólica fica muito agressivo.


Crimes dessa natureza ocorrem com freqüência na Cidade. A PM tem realizado várias prisões e alerta as pessoas que denunciem essa prática delituosa.

O infrator tem que ser retirado imediatamente do convívio, uma vez que poderá haver uma morte por causa banal e de proximidade.  

“Polícia Militar da Cidade de Escada em defesa e proteção da sociedade”